19ª TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES DAS MISSÕES, história, meio ambiente e espiritualidade – Segunda-feira – 11/11/2019

Na segunda feira os trilheiros conheceram e degustaram o tradicional café de cambona e seguiram rumo a Pirapó. Ainda em São Nicolau, no Auditório da Escola Estadual Maria Seggiaro Hoffmann o Professor e trilheiro Nelson Quevedo palestrou para o Ensino Médio sobre o tema: “A sustentabilidade dos povos Jesuíticos-Guarani”.

Em Pirapó as 09h o Ir. Jesuíta Celso João Schneider palestrou na Escola Municipal de Ensino Fundamental Travessão Nacional com o tema: “Missões, ontem e hoje”. As 11h os Trilheiros chegam em Pirapó no Salão Paroquial onde a Comunidade Católica liderada pelo Pároco Donato, e o Prefeito Auri Kochhann e Equipe fazem a acolhida e o almoço é servido para os trilheiros. Na Igreja as 14 h, Padre Donato faz uma emocionante reflexão sobre a caminhada e a vida. As 15h o grupo parte rumo ao Santuário de Assunção do Ijuí; com parada para visita a Cruz do Martírio de São João de Castilho.

A noite as 20h aconteceu uma linda celebração com o pároco local Luiz Schutz e o estreante na Trilha Padre Jacó Rademann. Logo após a Missa, a palestra com o Professor e Historiador Sergio Venturini com o tema: “A Utopia dos Jesuítas e a Terra sem males dos Guaranis” concentrou a atenção dos presentes, além de atrair uma representação do grupo de pedal Pró-Giro de São Luiz Gonzaga. O pernoite foi no Santuário.

Ana Paula Alvarenga

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *