I Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E TURISMO DA REGIÃO DAS MISSÕES – RS.

Nesta 17.ª Edição da Trilha dos Santos Mártires, teremos uma Programação excepcional, na sexta feira e no sábado, dias 17 e 18, quando da chegada antecipada à Caibaté, onde estará acontecendo o I Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões, cuja realização e organização conta com a participação da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões. O evento acontece na Sede da AFUCER – Associação dos Funcionários da CERMISSÕES, á partir das 11h00min, com o Credenciamento, e às 13h30min a solenidade de abertura.

O evento é promovido e coordenado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós Graduação em História e Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, e co-coordenado pela Secretaria de Educação do Município de Ivorá – RS.

Tendo como temática geral: “NOVO OLHAR SOBRE O PIONEIRISMO JESUÍTICO-GUARANI: O CASO CAARÓ”. Quatro (04) painéis serão desenvolvidos, com palestrantes oriundos da Universidade de Buenos Aires (UBA), São Paulo (USP), Itajaí (UNIVALI), Santa Maria (UFSM), Santo Ângelo (URI), além de diversos expoentes da história e cultura missioneira, oriundos de diversos estados e da Argentina. O evento é direcionado a professores e educadores estaduais, municipais e particulares, alunos, acadêmicos, ou seja, a toda população interessada na rica história e na espiritualidade evidenciada nessa terra regada pelo sangue de nossos ancestrais.

O Seminário conta também com o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Caibaté, Câmara Municipal de Vereadores de Caibaté e da CERMISSÕES.

O investimento de inscrição disponível no site http://www.trilhadossantosmartires.com.br, e o depósito no valor de R$ 20,00 (vinte reais) em (Agência 0412 C/C 06.119930.0.9 – Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires), e informado por e-mail para [email protected], até o dia 13 de Novembro de 2017, assegura a Certificação de Participação, expedido pela UFSM, e um exemplar de um Livro, organizado pela Universidade, à partir da compilação dos temas discorridos pelos painelistas do evento, o qual será inteiramente patrocinado pela CERMISSÕES.

CONVITE

A Diretoria da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões convida a toda comunidade regional para participar do I Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões, conforme programação acima. Venha saciar sua sede de conhecimento da história e da cultura desta terra missioneira, banhada pelo sangue dos Jesuítas e nossos ancestrais indígenas.                                             

                               

Por: João Inácio Bieger – Vice Presidente da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões