4ª CAVALGADA NA TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES TEVE REUNIÃO PREPARATÓRIA

Tendo por local o Salão de Festas do Edifício Perim, ocorreu no dia 06 de Março p.p. uma importante reunião da Comissão Organizadora da 4ª Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires das Missões, a realizar-se entre os dias 29 de Abril e 05 de Maio do corrente ano, desde o Passo do Padre em Santo Isidro, São Nicolau, passando pelos municípios de Pirapó, Roque Gonzáles, São Pedro do Butiá, Rolador e culminando no Município de Caibaté, mais precisamente no Santuário do Caaró.

Para esta reunião foram convidados todos os prefeitos dos municípios por onde passa a cavalgada, sendo que compareceram representantes dos municípios de São Nicolau, Roque Gonzáles e São Pedro do Butiá, sendo que os demais municípios não compareceram, mas informaram da impossibilidade para tal e ficou combinado que a comissão estaria informando aos mesmos o teor da referida reunião.

Também compareceu na referida reunião uma representação da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.

Dando início aos trabalhos o Presidente da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires – AATRISAMM Sérgio Venturini deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos e logo delineou os objetivos da reunião e explanando aos presentes o histórico da Trilha e da  a 4ª Cavalgada. Ventunirini também falou sobre os planos na área de divulgação solicitando aos municípios apoio nesse sentido, pois cada prefeitura sempre dispõe de espaço nas emissoras de rádio da região e também em jornais.

A seguir o Secretário da Cavalgada Edison Lisbôa falou sobre a programação do evento salientando que como já ocorreu  nos eventos passados além das demais preocupações que temos para que tudo saia o mais perfeito possível também desta vez além da solicitação de apoio ao 14º BPM quanto a segurança dos cavalarianos estará  sendo solicitado apoio a Polícia Ambiental para verificar a situação dos eqüinos juntamente com os veterinários dos municípios abrangidos pelo evento.

Também fez uso da palavra o Senhor Nelson Pereira de Morais, coordenador da Cavalgada, o qual enfatizou que todos devem estar preocupados possuir cavalos que tenham condições de fazer todo o percurso (170 KM), referindo-se quanto ao estado geral dos animais, pois citou casos em cavalgadas que o mesmo participou em que pessoas compareciam montando animais em péssimas condições físicas, muitas vezes saindo do local e em seguida tendo de ser embarcado.

Venturini também falou sobre o encerramento da cavalgada no dia 05 de Março em Caaró quando será celebrada uma missa pelo Bispo Emérito de Santo Ângelo D. Estanislau Kreutz.

Todos os municípios presentes se manifestaram dando todo seu apoio a Cavalgada como já vem ocorrendo nos outros anos, foram unânimes em afirmar que tudo o que estiver dentro de suas possibilidades o farão. Também por sugestão da Comissão organizadora os municípios se comprometeram em fornecerem mudas de árvores nativas para que se façam atos simbólicos de plantio das mesmas como já vem ocorrendo desde a sua primeira edição.

O representante do município de São Luiz Gonzaga, Secretário da Agricultura e Turismo senhor Aldimar Machado também salientou o apoio do município no que estiver ao seu alcance, pois mesmo que a Cavalgada não passe por este município a organização da mesma parte daqui e por certo o nome do mesmo pelos demais rincões. Também solicitou que eventos desse gênero sejam realizados aqui no município de São Luiz Gonzaga.

O presidente da APARP, Carlos Sidinei Ferreira manifestou-se observando que desde a criação da Associação da Trilha aquela entidade esteve presente em todos os eventos e que por certo continuará acompanhando a cavalgada, fazendo o trabalho de educação ambiental através de palestras e até no trabalho de preservação dos locais de paradas dos cavalarianos.

De São Nicolau compareceram a reunião o Vice Prefeito Antonio Portela (Pitico), o coordenador dos cavalarianos daquele município vereador Rubens Figueiredo e a Secretária de turismo Ana Paula Alvarenga. De Roque Gonzáles compareceu o Patrão do CTG Sentinelas da Cascata Guido Inácio Henz acompanhado do Jovem Nata Ribas e do tradicionalista José Pedro Herlen. De São Pedro do Butiá compareceram a Senhora Velida Schneider que é responsável pelo Centro Germânico e o motorista Nabor Hilgert.

Também se fez presente a referida reunião, diversos ambientalistas e tradicionalistas de São Luiz Gonzaga.

A imprensa de São Luiz Gonzaga esteve representada na pessoa do Radialista e Repórter Alcides Figueiredo.

A Comissão Organizadora da 4ª Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires agradece a presença de todos e se coloca a disposição de todos através dos telefones 55 91 679653 – LISBOA e 55 99758782 – VENTURINI ou através dos e-mails [email protected] e [email protected]. Edison Lisbôa, assessor de comunicação da AATRISAMM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *